terça-feira, 26 de julho de 2011

A Rádio Nacional e o Samba-Exaltação

          A partir da década de 30, a popularização do rádio no Brasil ajudou a difundir o samba por todo o país.


       A Radio Nacional, inaugurada em 1636 por Getúlio Vargas, viria por meio de suas ondas curtas abranger todo o território nacional e tinha a função de unir todo o Brasil e mantê-lo unido, além de trazer para quase todos os lares as últimas notícias, moldando a opinião pública, vendendo produtos, lançando modas.

      O governo nacionalista escolheu o samba como sendo a musica nacional. Dessa forma surge nesse contexto o Samba-Exaltação, que exaltava as grandes belezas naturais brasileiras.
      O Samba-Exaltação foi caracterizado por composições de melodia extensa e versos patrióticos. A canção “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso, de 1939, foi o carro-chefe do Samba-Exaltação e é, até hoje, uma das canções que mais identifica o Brasil no exterior.


“Brasil!

Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário