terça-feira, 26 de julho de 2011

A política dos EUA da boa vizinhança

¡Saludos amigos!




          A Política da Boa Vizinhança consistiu numa aproximação dos Estados Unidos com a América Latina. Ela foi praticada em diversas frentes, sendo fundamentais para isso o cinema e o rádio. Em meados de 1942, o Estados Unidos precisava de aliados. Para aproximar os brasileiros da realidade americana uma equipe de Walt Disney, em uma turnê pela América Latina, que fazia parte dos esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), veio ao Brasil e se hospedou no Rio de Janeiro.


          Dessa forma, analisando os estereótipos do Rio de Janeiro, foi criado o primeiro personagem brasileiro da Walt Disney, o papagaio José Carioca, o qual retrata o típico malandro carioca sempre escapando dos problemas com um “jeitinho” característico. Por outro lado, a cantora luso-brasileira Carmem Miranda conseguiu projetar o samba internacionalmente a partir do cinema.

          Os primeiros filmes longa-metragem da Disney foram sobre o Brasil: ¡Saludos amigos! (1942) e Los Tres Caballeros (1944).

 Los Tres Caballeros



A Rádio Nacional e o Samba-Exaltação

          A partir da década de 30, a popularização do rádio no Brasil ajudou a difundir o samba por todo o país.


       A Radio Nacional, inaugurada em 1636 por Getúlio Vargas, viria por meio de suas ondas curtas abranger todo o território nacional e tinha a função de unir todo o Brasil e mantê-lo unido, além de trazer para quase todos os lares as últimas notícias, moldando a opinião pública, vendendo produtos, lançando modas.

      O governo nacionalista escolheu o samba como sendo a musica nacional. Dessa forma surge nesse contexto o Samba-Exaltação, que exaltava as grandes belezas naturais brasileiras.
      O Samba-Exaltação foi caracterizado por composições de melodia extensa e versos patrióticos. A canção “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso, de 1939, foi o carro-chefe do Samba-Exaltação e é, até hoje, uma das canções que mais identifica o Brasil no exterior.


“Brasil!

Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim...”