quarta-feira, 13 de abril de 2011

O primeiro samba a ser gravado


O samba “Pelo telefone”(de Donga e Mauro de Almeida), estrou para a história da Musica Popular Brasileira como o primeiro a ser gravado em 1917.

No entanto, a canção sua tem autoria discutida, pois vários compositores reivindicaram sua autoria. Um deles foi José Barbosa da Silva, ou Sinhô, compositor intitulado como “o rei do samba”, que não perdia nenhuma roda de samba na casa da baiana Tia Ciata, onde encontrava os também sambistas Germano Lopes da Silva, João da Mata, Hilário Jovino Ferreira e Donga. Sinhô ficou surpreso quando Donga, em 1917, registrou como sendo dele o samba carnavalesco.

Sinhô compôs, em 1918, o samba “Quem são eles” numa clara provocação aos parceiros de “Pelo Telefone”, mas acabou levando o troco, foram compostas “Fica Calmo que Aparece”, de Donga, “Não és tão falado assim” de Hilário Jovino Ferreira, “Já Te Gigo” de Pixinguinha e seu irmão China, que traçarem um perfil nada elegante: (“ Ele é alto e feio/ e desdentado/ ele fala do mundo inteiro/ e já está avacalhado...”). Sinhô pagou a ambos com a marchinha “O pé de Anjo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário