segunda-feira, 11 de abril de 2011

Origem do Samba



      O samba surgiu da mistura de gêneros musicais como a modinha, o chorinho e danças como o lundu, a umbigada, que chegaram ao Brasil, quando ainda era colonia, trazidas pelos escravos africanos. Segundo alguns, palavra “samba” seria um verbo conguês (língua ancestral originária do Congo) da 2ª conjugação, que significa adorar, invocar, implorar, queixar-se, rezar. Mas há também a hipótese de ter origem na palavra “Semba”, que no idioma Bantu, significaria “umbigo”, de onde teria vindo a dança da umbigada.

      Diz-se que o samba teria se originado na Bahia, mas na segunda metade do século XIX negros baianos migraram para o Rio de Janeiro, que na época era a capital do império. Dessa forma o samba entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais urbanos como a polca, o maxixe, o xote, entre outros e se tornou um gênero musical dançado ao som de violão e cavaquinha em rodas de samba nas casas das “tias baianas”.

      No início do século XX, segundo o folclore da época, para que um samba alcançasse sucesso, ele teria que passar pela casa da Tia Ciata e ser aprovado nas rodas de samba das festas que chegavam durar dias. Muito sambas foram criados e cantados em improvisos como é o caso do samba “Pelo telefone”, o qual foi o primeiro a ser gravado na história da musica popular brasileira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário