quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A canção de protesto

Uma das formas de reação à americanização da música popular brasileira foi a canção de protesto, nascida da crise política decorrente da renúncia de Jânio Quadro e do desgoverno de João Goulart. A elevadíssima inflação desse período agravou os desequilíbrios de nossa sociedade e criou ambiente para que agitadores do todo o gênero buscassem a derrubada do sistema democrático brasileiro.

Depois de depor o presidente João Goulart, "convencer" o Congresso a eleger o general Castelo Branco, aumentar o poder do executivo e desmantelar os possíveis focos de resistência ao golpe - como movimentos estudantis e partidos políticos identificados como o comunismo - o governo militar resolve atacar no front econômico.

A música política representou muitas das ideias que reuniram os estudantes universitários nas manifestações, buscando ser um instrumento de resistência ao regime autoritário. Como um dos veículos de propaganda mais eficazes é a música, sobretudo quando ela se divulga pelo rádio e televisão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário